Inteligência emocional – como desenvolvê-la e quais seus benefícios para a nossa vida?
- 17 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2023
#neuroon #autoconhecimento #carreira #habito #motivacao #proposito #beneficios #inteligenciaemocional #qualidadedevida

É muito provável que você já esteja familiarizado (a) com o termo “inteligência emocional”. Afinal, no mundo em que vivemos, cada vez fala-se mais sobre essa capacidade que basicamente diz respeito à nossa habilidade de compreender e administrar as próprias emoções. Com os sentimentos/emoções “em dia”, o objetivo é alcançar muito mais qualidade de vida e bem-estar em todos os âmbitos da vida e, porque não, consigo mesmo (a) também.
Mas afinal, como desenvolver esse tipo de inteligência, trabalhando melhor as relações interpessoais, as conexões e emoções; ao mesmo tempo em que se deixa de lado a impulsão/ansiedade?
Uma boa forma de se iniciar no assunto pode ser compreendendo que a inteligência emocional é classificada em 5 diferentes pilares:
1. Autoconsciência: capacidade de reconhecer como você se sente após diferentes estímulos/gatilhos;
2. Controle emocional: e para além de reconhecer, saber como administrar e lidar com os sentimentos/emoções nessas situações;
3. Automotivação: conseguir direcionar sentimentos e emoções para fins diversos, de modo que eles resultem em automotivação;
4. Habilidades sociais: capacidade de criar e fazer a manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis;
5. Empatia: habilidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos e motivações.
Para desenvolver inteligência emocional o primeiro passo é ter autoconsciência, identificando pontos fortes e fracos e observando a maneira como se comporta em diferentes situações. É por meio dessa análise que você, aos poucos, poderá se conhecer melhor, desenvolvendo e apostando em seus pontos fortes, lidando melhor com aqueles não tão fortes assim e aprendendo a acessar e controlar sentimentos.
Pode ter certeza de que os benefícios serão muitos.
Com inteligência emocional você poderá observar, entre outros benefícios: melhora da autoconfiança e autoestima, mais assertividade na tomada de decisões, queda no estresse e ansiedade cotidianos, desenvolvimento de liderança, melhor produtividade, mais empatia e responsabilidade afetiva, diminuição da procrastinação a autossabotagem, além de sucesso em diferentes áreas da vida.
Precisando de ajuda para desenvolver inteligência emocional? A Neuroon está de portas e coração abertos para você. Para conhecer mais sobre nossos serviços e como eles podem agregar em sua vida, não deixe de acessar nosso site: www.neuroon.com.br.
Комментарии